quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Omissão & Opressão



Quando os pais (ou responsáveis) descobrem que seu filho(a) é homossexual existem 3 comportamentos básicos: Aceitação, Omissão e Opressão. Descartando a aceitação, que ao meu ver, é um caso isolado que não chega a ser tão abrangente, ficamos com os outros comportamentos que não são tão agradáveis assim.

A omissão acontece quando o pai/mãe finge que não enxerga a homossexualidade do filho e acaba por se afastar dele, mesmo que esta não seja uma distância física pode ser um vertiginoso abismo emocional. Os pais deixam de participar da vida do filho ou não dão a atenção que eles merecem/precisam. Eles ficam esperando que o 'assunto' se resolva por si só. Esperam que 'essa fase passe' ou pior, esperam que ele tome um rumo na vida e se afaste. A omissão também é uma zona de conforto, porque o filho(a) em questão continuará 'escondendo' sua essência e não falará sobre o assunto. Isso acaba diminuindo a incidência de conflitos e diminui o trabalho (ou dever) que os pais têm em aconcelhar, ouvir, compreender.

A opressão pode ser seguida de violência, uma possível 'prisão domiciliar', xingamentos, olhares de desprezo, dentre outras milhões de variáveis. A opressão é sempre mais destrutiva, pois pode avariar a auto-estima, saúde mental ou, em casos mais graves, danos físicos irreversíveis. Os pais que conservam essa prática não amam os filhos. Quando existe amor há compreensão, há conversa e uma possível aceitação. A 'dor', digamos assim, varia de pessoa pra pessoa, alguns sentem mais se a dor for física e outros se sentem mais agredidos com palavras, gestos e olhares. Esses tipos de pais querem sempre 'resolver a situação' e recorrem a todos os meios possíveis para bombardear as mentes dos filhos. Alguns usam a religião e passagens da bíblia e outros apenas expressam o 'nojo' que tem dos filhos com um dicionário carregado de ofensas.

Eu acho uma pena que pais assim, tanto os omissos e os opressores não participem da vida dos filhos. Eles vão perder tantos bons momentos, tantos abraços, beijos e tantos 'eu te amo' e só vão ficar gravados como 'uma mancha no passado', ou marcados com ódio no coração dos filhos. A maioria dos gays e lésbicas passam por isso, alguns tem amigos que suprem suas carências, outros tem drogas e álcool e outros preferem desistir de viver. Eu escrevo isso com um certo aperto no coração e com ameaças de lágrimas nos olhos, mas essa é a realidade. Mesmo que eu queira abraçar todos esses homossexuais machucados e dar o amor que eles não tiveram e tanto merecem, eu não posso. E eu me sinto impotente e inerte com essa condição...

Para finalisar, gostaria de deixar uma frase do Elton John, que desabafou ao 'Daily Mail' ao falar sobre a omissão de seu pai.

"Meu pai nunca veio me assistir a tocar. Nunca. Ele era durão e não expressava emoções. Ele foi omisso, decepcionante e ausente. Eu só queria que ele conhecesse o que eu fiz. Mas ele nunca fez isso"


XO XO

BOY MAGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário