sábado, 8 de outubro de 2011

L do GLS - Estigmatização



Eu pretendo escrever uma série de posts pra falar de "preconceitos internos". OS preconceitos/discriminações de homossexuais pelos próprios homossexuais (E todos aqueles outros da Sigla GLBTTIs e as outras milhões de letras que surgirem *risos*).


Para começar eu gostaria de falar das lésbicas. Não quero dizer que elas sofram de fato um 'preconceito dentro da comunidade gay' , mas digo que elas são tratadas(como muitas mulheres do mundo, independente de sua identidade sexual) com uma série de procedimentos machistas. Eu li em algum lugar a muito tempo, então esses dados podem não ser atuais, que cerca de 10% da população mundial é homossexual. Mas não há uma igualdade percentual de gays e lésbicas, ou seja, não é 5% pra cada um. Eu li que desses 10% de homossexuais apenas 1% são mulheres. Isso quer dizer que temos 1 lésbica pra cada 9 gays (Embora na minha cidade pareça justamente o contrário... É tanta raxa por metro quadrado... ahashhahshahsha). Enfim, quem quiser refutar esses dados ou me mostrar dados novos, por favor apresente-se...


Devido a essa quantidade maior de gays homens em relação às mulheres, talvez todas as lutas por direitos, filmes gays e tudo mais sejam direcionados aos homens, não exclusivamente, mas na maioria das vezes. Existe uma idéia de que ser um homem gay é mais difícil do que ser uma mulher homossexual, que eu acho totalmente errada. O impacto do lesbianismo se atenua com a tendência ocidental masculina(dos héteros) de terem fantasias, fetiches e tudo mais com 2 mulheres. O sonho da maioria dos homens héteros é fazer um ménage à trois acompanhado de duas belas mulheres. Eu não acho que isso seja uma imagem que ajude a diminuir o preconceito.


O ato de erotizar as relações lésbicas pode até dar uma impressão de 'diminuição do preconceito', mas abre espaço para uma imagem de que toda lésbica é vulgar e tudo mais... Se faz necessário quebrar mesmo esse conceito de vulgarização das mulheres, tanto no plano homossexual como no heterossexual e colocar finalmente as mulheres no lugar que elas merecem, em par de igualdade com os homens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário