sábado, 15 de outubro de 2011

Definições de Ativo e Passivo (New Version)




Hoje eu vou falar sobre um tema que me incomoda e intriga ao mesmo tempo: A questão do ser o ativo ou o passivo. É estranho quando alguém me pergunta isso, pois acho uma coisa totalmente desnecessária da perspectiva emocional. A utilização deste "tipo de especificação" em sites de conteúdo pornográfico é compreensível, pois nesse espaço o que vale é o sexo puro, sem maiores sentimentos e é preferível “categorizar” o que os dois vão fazer quando se encontrarem pessoalmente.

A imagem que é passada quando se faz este tipo de pergunta é que a intenção prioritária é o sexo, mas se você não quer apenas sexo, e sim um relacionamento concreto com seus prós e contras, é preferível não ir perguntando isso logo na primeira conversa. Geralmente as conversas que começam logo em sexo, em geral terminam só em sexo.

Voltando ao foco principal...

Falando em termos banais o ATIVO seria o “homem” da relação, este termo também dá margem pra idéia de superioridade. Espera-se de um ativo que ele tome decisões, atitudes e que ele seja mais racional e prático (Mais ou menos o que se espera de um homem em relacionamentos héteroafetivos). Usando termos mais vulgares o ativo seria “o carinha que come o outro”.

Em contrapartida temos a figura do PASSIVO que seria “A mulher da relação”, o que depende da ação do ativo. O que é mais sentimentalista. Vulgarmente falando: “O carinha que dá pra o outro”. Vale ressaltar que a maioria dos estereótipos do que é ‘ser gay’ são construídos nessa idéia de que ser gay é ser passivo. Muitos homens que se denominam ‘ativos’ não se consideram gays, por incrível que pareça. Então, se vêem muitos “héteros” transando com homens por aí a fora, mas isso é assunto pra outro post.

É óbvio que cada pessoa tem suas preferências na cama, mas rotular é restringir uma relação. O que acontece se você ‘passivo’ acordar um dia e der uma sacada na bunda do seu namorado e te bater aquela vontade de inverter os papéis? Se você acha que seu parceiro provavelmente diria que não se você pedisse, é bom repensar sua relação. É muito pretensioso querer bancar o machão tipo: eu não faço isso, eu não faço aquilo. É ilusão achar que no mundo gay também não há machismo. Eu acho que precisa existir uma troca numa relação, em que um satisfaça o outro e vice e versa. Que você possa querer "comer" ou "dar" quando te der na telha. (desculpem as expressões).

Como eu vou amar uma pessoa que não faria tudo por mim? Que se restringe a regras desse tipo. Ninguém é mais homem porque é ativo. Os dois são gays e pronto! (ou bissexuais, diga-se de passagem). Quem prega essa diferenciação são os incubados e frustrados com sua situação. O que eu acho melhor em um relacionamento homoafetivo é justamente a mistura, onde não existem ‘o homem’ ou ‘a mulher’ da relação.

Tentem tudo que deixem vocês confortáveis e felizes e mesmo que você não tenha vontade de fazer alguma determinada coisa vale a pena repensar um pouco e tentar fazer esse "agradinho" para o amado. Essas definições de Ativo e Passivo deixam tudo tão vulgar, tão sexual e frio. Bom... É isso gente... Espero que vocês tenham gostado!

PS: Lésbicas amigas! Eu não sei explicar nada sobre vocês, adoraria que alguém me explicasse quem é a ativa e a passiva no sexo lésbico...





XO XO


BOY MAGIA

2 comentários:

  1. oi,P. Aqui é o P. Conheci seu blog graças ao A. Eu comentei com ele sobre yaoi e ele falou "yaoi é tão 2007" espero que vc leve meu comentário em consideração.
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Vai ser comum eu comentar aqui no lugar do Pedro, pq ele não está conseguindo comentar... Então... Vamos lá

    "Hey P. Obrigado Pelo comentário! Já providenciei um post falando de Yaoi, espero que goste! Abração
    XO XO
    BOY MAGIA "

    ResponderExcluir